Recent Posts

sexta-feira, 29 de setembro de 2006

conservas: molho de tomate

atrás de casa tenho um jardim que tem 3 canteiros, eles sao divididos pelas 3 familias que moram nesta casa. 1 canteiro é meu ;)

este ano semeei couve flor, tomates, piri-piri e pimentos e ainda houve um resto de batatas do ano passado. desta vez apanhei tantos tomates com apenas 4 tomateiros que fiz molho de tomate em conserva... :)
alem disso colhi couve flôr, piri-piri e feijao verde até dizer chega da minha mae. Conclusao: tenho o congelador cheio com couve flôr e feijao verde, (e ervilhas do ano passado)!!

bom, aqui fica a receita para o molho de tomate:

MOLHO DE TOMATE:
chega para 4 - 5 frascos médios

1,5kg de tomates maduros em pedacos
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande
2 dentes de alho
1/4 litro de vinagre
5 cravinhos
1 colher de chá de oregaos, graos de pimenta
1 colher de chá de sal fino
50 gr de acucar

picar a cebola e refogar no azeite, juntar os tomates em pedacos e o alho deixar refogar um pouco. Acrescentar o vinagre, as especiarias e o sal e deixar cozinhar durante 30 minutos.

passar a massa por um passador de rede fina e deixar cozinhar mais 30 minutos sem tampa. ir mexendo de vez em quando para nao peguar ao fundo e juntar o acucar.

passado o tempo encher os frascos com o molho, fecham-se e poe-se de cabeca pra baixo durante 5 minutos

16 recados:

Anónimo disse...

Olá!

Muito obrigado pela receita de molho de tomate em conserva!

Gostaria de saber qual o prazo de validade das conservas?

Se congelá-las elas ainda ficam boas?

Um grande abraço!

bomdiaandreia disse...

olá manuel!
o molho de tomate tem uma validade de cerca de 1 ano dentro dos frascos fechados como está descrito na receita., quando aberto o frasco, gurda-se 2-3 dias no frigorifico. Por isso é melhor fazer porcoes individuais, para o molho nao se estragar.
Espero ter ajudado
Bjs Andreia

Anónimo disse...

Olá Andreia.

Coloca-se o molho quente nos frascos?
Há necessidade de pasteurização? (escaldar os frascos já preenchidos e tampados em água fervente)

Muito grato pela receita.
Um abraço.

Jonathan

bomdiaandreia disse...

Olá Jonathan!

Os frascos sao enchidos com o molho ainda quente. Nao é necessário serem escaldados, pois o vinagre adicionado e o facto de serem virados logo após fechados, surge um vacuum nos frascos, que permite guardar os frascos fechados durante um ano sem o quanteudo se estragar.

Espero ter ajudado!

Bjs Andreia

Unknown disse...

Oi, Gostaria de saber quanto tempo dura essa conserva e se é aconselhavel vende-la.

bomdiaandreia disse...

Ola José!
O molho de tomate pode ser guardado num lugar fresco e escuro durante 1 ano. Se pode ser vendido, depende das leis aplicadas no seu país. Alem disso, deve sempre informar os compradores, de que se trata de um producto caseiro e que a qualidade pode variar.

Unknown disse...

Gostaria de saber se pode ser feito com qualquer espécie de tomate?Pois possuo 12 tomateiros (paulista)farei a primeira colheita

bomdiaandreia disse...

Olá Wagner!
o molho de tomate pode ser feito com qualquer espécie de tomate.

Anónimo disse...

Olá Andréia.
Eu não uso vinagre em meu molho, apenas tomate, cebola, alho, manjericão e folha de louro e esterilizo os vidros e tampas em água fervente. Depois coloco o molho bem quente, tampo e devolvo para a panela para ferver. Após uns 15 minutos eu os retiro e coloco de cabeça pra baixo de forma a criar o vácuo. Depois de frio retomo a posição natural e guardo. Seu método é mais simples (gostei !!!). Será que seu método se aplica ao meu molho, considerando que não uso vinagre e a quantidade de açúcar que coloco é bem pequena, apenas p/ quebrar a acidez (?!) Rose

andreia disse...

Olá Rose!
nós temos 2 maneiras diferentes de fazer o molho. A minha maneira usa vinagre e dispensa a fervura dos frascos, depois de fechados. Eu penso que o segredo de nao ser necessário ferver os frascos é usar o vinagre como conservante. a quantidade elevada do acúcar é para quebrar a acidez dos tomates e do vinagre.
Experimente a fazer com o vinagre, mas usando os seus ingredientes habituais (tomate, cebola, alho, manjericão e folha de louro), mantendo os 50g de acúcar ditos na receita.
Eu vou experimentar, logo que os tomates no meu jardim estiverem maduros!
Bjs Andreia

Anónimo disse...

esta receita esta perfeita, so melhorei uma ou duas coisas, juntei pimentao vermelho e piri piri. quanto a conserva da efectivamente para um ano ou mais se em perfeito vacuo e depois de aberto no frigorico conserva pelo menos 1 mes verifiquei pessoalmente.
obrigado pela receita

Anónimo disse...

Olá Andreia,
Muito obrigada pela receita do molho de tomate. Hoje fiz pela primeira vez e saiu muito bem. Só tive que utilizar a varinha para coseguir passar o preparado pelo passador ou então ficaria muito desperdício. Será que fiz bem?

Isabel

RENATA disse...

Se eu usar tomatinhos cereja cortadinhos, com casca e semente, e nao passar peloa peneira, se conserva da mesma forma?????

Anónimo disse...

Ola Andrea, estou com muitos tomates, cebolas, alecrim, pimentao, e quentro . quero fazer umas conservas para ter em casa o que vc tem de receita ? preciso de ajuda obrigado

Anónimo disse...

boa tarde.....vc tem receita de molho de pimenta e conserva de molho de pimenta e a durabilidade fora da geladeira????
abraços e felicidades.......email.....antoniostrosi@gmail.com

Graziela disse...

Pode ficar do almoço ate a janta sem estar na geladeira o molho ?

Enviar um comentário

bomdia's Fan Box

bomdia on Facebook

eu sou...