Recent Posts

quarta-feira, 1 de novembro de 2006

os bolinhos

ainda me lembro quando era pequena de ir aos bolinhos no dia de todos os santos.

no dia 31 de outubro iamos todos para casa da minha tia que mora ao lado (ela tem um forno na cozinha...) e eu e os meus irmaos ficavamos a ver a minha mae, a minha avó e a minha tia a fazerem a massa e a cozerem os bolinhos. ás vezes a minha mae deixava-nos provar a massa ainda crua...

depois do almoco a minha mae ia ao cemitério para pôr flores nas campas dos meus avós e bisavós e eu e o meu irmao ( minha irma ainda mal conseguia andar...) íamos com os nossos amigos pela texugueira de casa em casa a pedir os bolinhos.

em cada casa havia bolinhos diferentes, cada um tinha a sua receita familiar e ao fim da tarde (a texugueira nao é muito grande lolol), e ás vezes até a meio do caminho comiamos os doces e os bolinhos que nos tinham dado.

hoje moramos os cinco aqui na alemanha ( eu, os meus irmaos e os meus pais) há já quase 11 anos e meio e a minha mae ainda continua a tradicao dos bolinhos.

ontem estive no jardim para ver a minha mae a fazer-los e foi quase como nos velhos tempos.
como uma diferenca:
a prima, a tia e a avo nao estavam lá
estavamos num jardim
estava noite escura e ficámos sem luz quando a lampada se fundiu lol
e estava frio! e vento... lol

mesmo assim pude provar um bolinho ainda quente, o que nao fazia há anos :)
para quem quiser experimentar, aqui fica a receita da minha mae


BOLINHOS
Ingredientes:

1 kg de farinha
1 kg de batatas
500 gr de açúcar
raspa de 1 limão
meio copo de leite
1 colher de chá de fermento
3 ovos
amêndoas, pinhões, figos secos, passas, nozes


modo de preparação
descascam-se as batatas e cortam-se aos quartos e levam-se a cozer. Depois de cozidas escorrem-se, guarda-se um pouco da água da cozedura e passam-se pelo passe-vite.
Deixa-se arrefecer e juntam-se o resto dos ingredientes de modo a fazer uma massa boa de tender. Se a massa ficar muito espessa junta-se um pouco da água da cozedura.
Deixa-se levedar, até a massa ficar o dobro e depois formam-se pequenos bolinhos com as mãos enfarinhadas e leva-se ao forno quente durante 20 minutos.

4 recados:

turbolenta disse...

os bolinhos dos santos que se fazem na zona centro do país são um pouco diferentes.amanhã já devo ter um cabo novo USB da digital e já posso deixar a receita no meu blog.BEIJINHOS

bomdiaandreia disse...

ola turbolenta, estive agora no teu blog. tens receitas óptimas, só gostava de saber a receita do tal bolo de chocolate, só a foto já faz crescer agua na boca ;)

turbolenta disse...

Olá Andreia
Obrg.pela visita ao meu blog.A minha filha diz que um destes dias vai satisfazer o teu pedido.
BJS

bomdiaandreia disse...

obrigadinho.... :) fico á espera!

Enviar um comentário

bomdia's Fan Box

bomdia on Facebook

eu sou...