Recent Posts

domingo, 31 de maio de 2009

bolo folhado

esta é uma receita muito conhecida na blogosfera e nos fórums. sao tantos que já a publicaram, que eu já nem sei ao certo de onde a tenho, mas penso que foi do blog doces cozinhados.

fi-lo a primeira vez para o aniversário da minha mae em Fevereiro e foi um sucesso! a partir dai que o costumo fazer para festas e aniversários. e este fim-de-semana voltei a repetir para os anos de um amigo.

Pode-se dizer que pertence á categoria low fat, pois nao usa gorduras nenhumas. é completamente sem marganina ou manteiga. e nao é dificil de fazer…

ora entao aqui fica a receita!

 bolo folhado

para a massa: para o recheio:
5 ovos 250 ml de leite
o peso de 3 ovos em acúcar 250 ml de água
o peso de 2 ovos em farinha 2 ovos e 2 gemas
1 c. de chá de fermento em pó 200 g de acúcar
1 placa de massa folhada fresca 80 g de farinha de trigo

Prepara-se o bolo:

Estender a massa folhada e picar com um garfo. Levar a cozer ao forno pré-aquecido.
Entretanto, misturar as gemas com o açúcar e bater muito bem até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Bater as claras em castelo e reservar. Envolver com cuidado e alternadamente as claras em castelo e a farinha com o fermento (previamente peneirados). Levar ao forno a cozer.
Prepara-se o recheio e cobertura:
Juntar a farinha, o açúcar, os ovos e as gemas e mexer bem.
Levar ao lume a mistura de leite e água (pode-se aromatizar, ex: pau de canela, casca de limão, café forte, etc) até ferver.
Juntar esta mistura à massa e mexer bem com a vara de arames. Levar ao lume e deixar cozer até obter a consistência desejada, mexendo sempre. Transferir o creme para outro recipiente para parar a fervura e não ganhar grumos.


Depois é só montar o bolo:
Cortar o bolo em 3 camadas.
No prato de servir colocar uma camada de bolo e barrar com o creme. Por cima colocar a massa folhada e voltar a barrar com o creme. Repetir esta operação até terminar com uma camada de bolo. Por fim barrar com o restante creme e decorar a gosto (decorei com massa folhada esmigalhada).

2 recados:

Olguinha disse...

que bolo delicioso!! UAU!!

andreia disse...

obrigado olguinha!

Enviar um comentário

bomdia's Fan Box

bomdia on Facebook

eu sou...