Recent Posts

segunda-feira, 5 de abril de 2010

o meu menu de páscoa…

este ano tive cá em casa os meus pais, os meus irmaos, o meu sogro e os meus cunhados.SDC10820
comprei uma perna de borrego, que para 9 pessoas é muito pouco, e pensei no que fazer para encher a barriga a todos.
tinha pensado em bacalhau com natas, mas como o forno  ficou ocupado por 5 horas com o borrego, isso tornou-se impossivel. Veio-me a ideia de fazer um caldo verde. É tradicional, todos gostam, e fazendo que chegue, talvez os meus convidados nao notassen que a carne era pouca hehe.
Uma vista no meu congelador e tive de fazer o caldo verde com espinafres, que tinha congelados. Nem se notou a diferenca ;)
Como o tempo foi pouco, porque sexta foi feriado e só SDC10822fui ás compras no sábado, optei por comprar os pasteis de bacalhau congelados. Sao uma alternativa e sabem bem, mas só pelo preco nao vou voltar a comprá-los! 12 pasteis a 3 Euros é demais!!! Contando o bacalhau, as batatas e os ovos com um preco de 6 Euros, faco mais do que 24 pasteis, muito mais!SDC10837
para o aperitivo houve azeitonas, tremocos, os ditos pasteis de bacalhau e umas bolachinhas.
como entrada fiz um caldo verde com espinafres.



caldo verdeSDC10847
o prato principal foi o borrego:
borregoborrego      
para quem nao sabe o que é um Römertopf, aqui fica um link  römertopf.
é um tacho de barro, que nao deve ser lavado com detergente ou na máquina de lavar louca. antes de cada uso é posto dentro de água, tanto o tacho como a tampa. Penso que é esse o segredo de se aguentar durante tanto tempo dentro do forno sem se estragar.
a carne cozida desta maneira fica uma delicia. Eu consegui ontem tirar o osso á perna só ao puxá-lo…
e vamos á sobremesa! Desta vez foi uma receita nova, que tenho da revista segredos de cozinha já velhinha. SDC10853
supremo de banana SDC10854
Este foi um pudim instantaneo, como tinha o forno ocupado, nao pude fazer um pudin de ovos. Tambem fiz uma gelatina, mas nao tirei fotografia…


Desejo-vos a todos uma boa semana!

3 recados:

R.correia disse...

que belo menu.....
bj e boa semana

bomdiaandreia disse...

obrigado!

turbolenta disse...

a sobremesa com banana deve ser bastante boa. Curiosamente é uma fruta que não faz parte da culinária cá de casa. Gosto de crepes de banana com Nutela.DE resto, só mesmo descascar e comer.Ah e já agora, das que gosto mesmo são das pequeninas da Madeira. UMa maravilha.
na Páscoa é hábito cozinhar-se borrego ou cabrito.Pelo menos é um velho hábito que tenho. E assado no forno fica mesmo muito bom.Por aqui eu uso uma assadeira de barro, á velha moda do tempo dos nossos pais. Deixa a carne muito mais saborosa.
bjs

Enviar um comentário

bomdia's Fan Box

bomdia on Facebook

eu sou...