Recent Posts

quinta-feira, 6 de maio de 2021

como conservar puré de maçã

 Aqui em casa gostamos das paquecas e waffles com puré ou polpa de maçã, eu de vez em quanda também ponho no arroz doce.

Já tinha descrito aqui no blog há uns anos atrás a minha maneira de conservar alimentos em frasco. entretanto a minha panela electrica de conservas é esta.  Estou bastante contente com ela e continuo a não saber se conhecem em Portugal. Pode-se usar uma panela grande no fogão, mas é necessário um termómetro e não se poder deixar sozinha.Tambem existe o método de conservar no forno, mas não é tão exacto e não me agrada muito.

Voltando então ao puré de maçã... eu tenho 2 receitas, uma com açúcar e outra sem ele, depende do tipo de maçã que se usa. Se ela for menos doce, como as maçãs do meu vizinho, deve-se pôr. Se forem doces, como a Golden delicious, pode-se pôr mas não é necessário.

Como eu tinha aqui umas maçãs já velhinhas e enrugadas, que já ninguém queria comer e eram pena demais estragarem-se, decidi fazer o puré. Além disso acabou o último frasco que tinha na dispensa ;)

Foi esta a receita que fiz desta vez...


 

Precisa-se de:

2,5kg de maçãs
sumo de 2-3 limões
250 ml de água

Lavam-se as maçãs, tiram-se os caroços e cortam-se em pedaços pequenos.Não é necessário descascar. Levam-se ao lume médio num tacho com a água e o sumo de limão por ca. de 10 minutos. 
Depois de pronto passa-se pelo passevite ou varinha mágica.
Enchem-se frascos esterilizados.
quem conserva na panela eléctrica Weck, são 30 minutos a 98°C.

De certo que tambem pode ser congelado em caixinhas de plástico.

 imprimir

0 recados:

Enviar um comentário

bomdia's Fan Box

bomdia on Facebook

eu sou...